Vereadores e Servidoras da Câmara Municipal de Nova Palma participam da XIV Marcha dos Vereadores da 4ª Colônia

Confira as demandas Municipais defendidas pelos Vereadores

30/05/2019

A Câmara  Municipal representada pelos Vereadores e as Servidoras da casa participam da Marcha dos Vereadores  na capital do Estado Do Rio Grande do Sul ,evento ocorre dos dias 29 a 30 de Maio de 2019 .

Às 3 Demandas  do Município de Nova Palma na Marcha em Porto Alegre são as seguintes:

1- RECURSO DE R$ 250.000,00 PARA RECUPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS ESTRADAS VICINAIS DO MUNICÍPIO. (Secretaria de Obras e Habitação )

JUSTIFICATIVA

O Município de Nova Palma está localizado na Região Central do Estado, possuindo uma população, segundo censo de 2010, de 6.342 Habitantes, com 902 domicílios rurais. Tem uma Área de mais de 313,506 km², com mais de 900 Km de estradas, com importância Econômica e Social para o Município de Nova Palma. Para reforçar esse apontamento, utilizamos dados fornecidos pelo Censo Agropecuário preliminar de 2017, realizado pelo IBGE, aponta que Nova Palma tem 25.132,120 Hectares, com 570 estabelecimentos Rurais, que produzem 43.865 toneladas, somente no cultivo de Milho, Milho forrageiro, Soja e Trigo, e nos últimos anos, acompanhamos a fundação de Agroindústrias, que se somam aos grandes e médios empreendimentos de nossa cidade, como por exemplo:  Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma - CAMNPAL, Ferigolo Cerealista, Durabile indústria de telhas, Cremogel fábrica de Sorvetes e Picolés, entre outras Cooperativas e Comércios que dependem de boas Estradas no transporte de sua produção, como também devemos salientar o direito básico da população para acessar mais de 17 comunidades do Interior de nosso Município de forma digna e que não coloque em risco sua vida e propriedade. Assim dimensionamos a importância para Economia do Município a Recuperação e Manutenção das Estradas provenientes do recurso solicitado.

2- HORAS MÁQUINAS PARA OS AGRICULTORES. (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural)

-Possibilitar a construção de Microaçudes e Perfuração de Poços Artesianos.

JUSTIFICATIVA

Nova Palma possui extensa área rural, com mais de 902 domicílios rurais, segundo levantamento preliminar do Censo de 2010. Fomentamos que existem mais de 17 comunidades constituídas em Nova Palma, muitas delas não contabilizadas no Censo agropecuário. E segundo Dado deste mesmo Censo, o Rebanho de ovinos, suínos, galináceos e bovinos, somadas têm mais de 42.400 cabeças, um considerável rebanho, gerando sustento de várias famílias, em seus estabelecimentos agrícolas. Dado as dimensões estatísticas, observamos a necessidade ao acesso um direito básico, definido internacionalmente que é Água potável, sendo uma demanda de várias localidades de nosso Município, que necessitam tanto para consumo próprio, quanto para plantações das mais diversas culturas agrícolas e para criação de animais, como bovinos, caprinos, suínos e peixes.

3- EDUCAÇÃO: DEMANDAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE NOVA PALMA. ( Secretaria da Educação)

Manutenção dos dois turnos nas E.E.E.F. Ana Löbler – Caemborá e Turno integral na E.E.E.F Padre João Zanella – Vila Cruz.

- Construção de Ginásio Poliesportivo – E.E.E.B. Tiradentes.

JUSTIFICATIVA

A justificativa pela manutenção do turnos nas escolas Padre João Zanella e Ana Löbler, se dá pela importância de manter o seu funcionamento em dois turnos, pois se trata de duas Escolas do interior do Município, que atendem várias comunidades, com desenvolvimento de diversos projetos, entre eles Rádio, jornais, projetos culturais, incluindo grupos artísticos e Horta Escolar, produzindo alimentos para o próprio consumo, sendo em Vila Cruz  50% dos alunos de origem humilde, que vivem em condições de extrema vulnerabilidade social. Pedimos que se sensibilizem com a referida demanda, pois é um anseio de toda comunidade escolar, sendo essas instituições de Ensino referências para a Região.

Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes de Nova Palma, recebe alunos de todas as comunidades do Munícipio, sendo a única escola de Nova Palma com todos os níveis de ensino e modalidade EJA. As demandas da Comunidade escolar e de toda População, se justifica por visar uma melhor realização dos trabalhos educacionais e eventos realizados pela Escola, que tem grande função social em nossa sociedade.

A escola possui espaço para construção, e realizada essa demanda, a Instituição de Ensino poderá promover e realizar, de maneira segura e digna,  atividades Culturais, Esportivas e sociais,  e  com isso melhorar o desempenho dos alunos da escola, que hoje totalizam 470, em 3 Turnos.

Manhã: 7h30min às 11h30min
Tarde: 13h30min às 17h30min