O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL DE NOVA PALMA, REALIZOU A SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DE DISTINÇÃO DESTAQUE TRADICIONALISTA MUNICIPAL

26/09/2019

Na noite de 19 de Setembro, ocorreu no CTG porteira da tradição de Nova Palma , a Sessão Solene de entrega do Título de Destaque Tradicionalista Municipal. Em sua décima terceira edição conforme Lei Municipal n.º 1.172, de 21 de agosto de 2006 .

Neste ano foram Homenageados: a  Srª Mônica Giovelli Martins, o Srº José Hélio Vaz e o  Srº Tiago Uliana pelos relevantes serviços prestados a Cultura Gaúcha e o tradicionalismo no município de Nova Palma.

Histórico dos Homenageados

Mônica Giovelli Martins

Nasceu em 02 de novembro de 1962, na localidade de Gramado –Nova Palma, onde cresceu junto a sua família. Aos 12 anos, mudou-se para a cidade de Júlio de Castilhos paraestudar, onde concluiu o ensino fundamental e o técnico em contabilidade.Com 16 anos foi morar em Faxinal do Soturno, e concluiu o ensino médio. Em 1982 começou a trabalhar na Camnpal, onde se aposentou em Julho deste ano. Por muitos anos participou como integrante da diretoria da Associação Atlética Camnpal, foi membro do Conselho Municipal da Educação, Presidente do Conselho Escolar da Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes, também foi catequista e representante da Camnpal no comitê gestor do Programa “A União Faz a Vida”. Desde sua juventude participou de bailes gaúchos, missas crioulas e rodeios. Em outubro de 1987, casou-se com Guilherme Soares Martins, com quem teve duas filhas: Suzane e Simone. Desde então, associou-se ao Centro Folclórico Porteira da Tradição, participou de forma ativa, como membro de várias patronagens, juntamente com seu marido. Mônica é um grande exemplo de tradicionalista para a sociedade, pois nunca mediu esforços para trabalhar em prol do nosso CTG. Transmitiu às suas filhas os valores tradicionalistas e incentivou-as a cultivar a tradição gaúcha, pois sempre acreditou que a participação neste meio, que preza por bons costumes, colaboraria no crescimento pessoal delas, e agora seguirá transmitindo os mesmos ao neto Osório.

Por meio desse amor pela tradição, passado entre as gerações, suas filhas fizeram parte das invernadas artísticas, foram primeiras e segunda prenda, e participaram de patronagens, sempre se dedicaram e representaram muito bem esta entidade. Aos fins de tarde, o bom chimarrão, o churrasco aos domingos e o carreteiro cultivados em sua família demonstram o seu imenso carinho aos costumes tradicionalista.

TIAGO ULIANA

Natural de Nova Palma, nasceu em 07 de dezembro de 1983, filho de Leopoldo Uliana e Terezinha Salete Uliana, tendo uma irmã Tais Helena Uliana. Formado em administração de empresas, pela Universidade Luterana do Brasil e Técnico em Agropecuária pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente cursa pós-graduação em marketing e vendas pela Faculdade Centenário.Profissionalmente é sócio proprietário da Agropalma - Escritório Rural e Representações, juntamente com seu sócio Marcelo Goergen.

Foi Vereador no município por três mandatos, de 2005 a 2016, o que lhe proporcionou ser Presidente da Câmara de Vereadores no ano de 2014.Casado com Aline Guidolin Silva, e deste enlace tiveram duas filhas: Nicole e Lívia.

Desde pequeno, sempre teve forte ligação com o campo, desde quando trabalhou com seu Pai na pecuária, posteriormente como produtor rural e atualmente em virtude da sua atividade profissional. No Centro Folclórico Porteira da Tradição destaca-se:

- Participação por vários anos das invernadas artísticas;

- Participação em patronagens, tendo a oportunidade de, em uma delas, ser Patrão do CTG, em 2011/2012, e em outra sota capataz.

Na sua gestão, juntamente com sua patronagem, fizeram a reforma completa da cozinha, se adequando a normas exigidas na época pela Vigilância Sanitária.

Cultua até hoje as tradições gaúchas, com participação de sua filha Nicole nas invernadas e sempre participando assiduamente dos eventos sociais promovidos pelo CTG.

JOSÉ HÉLIO VAZ

Natural de Júlio de Castilhos, nasceu em 02 de outubro de 1944, filho de João Florisbal Vaz e Almerinda Frick, tendo nove irmãos. Trabalhou inicialmente no ramo da agricultura, até os 24 anos, posteriormente trabalhou 02 anos em um restaurante em Santa Maria, depois 01 ano na Corsan, cedido pela Prefeitura. Após foram 26 anos trabalhando como vigilante do Banrisul, do qual se aposentou em 2001, e em seguida, trabalhou como vigilante da Prefeitura Municipal de Nova Palma, onde também se aposentou em 2014, ao completar 70 anos.

Casou-se com Marina Flores Vaz, em 20 de janeiro de 1978. Deste enlace matrimonial tiveram quatro filhos: Elizandra (in memoriam), Vanderleia, João Paulo (in memoriam) e Douglas. Tem 02 netos e 01 neta.

No Centro Folclórico Porteira da Tradição destaca-se:

- Sócio desde outubro de 1977;

- Ajudou na construção da sede do CTG;

- Sempre voluntário nos trabalhos;

- Foi ecônomo por 08 anos;

- Participou em duas patronagens, junto com os Patrões Ricardo Turra e Lireno Dalla Nora;

- Sempre colaborou com trabalhos na sede campeira, além de um belo trabalho junto às churrasqueiras;

- Continua colaborando, sempre prestativo e fiel ao Centro Folclórico Porteira da Tradição de Nova Palma.

Manhã: 7h30min às 11h30min
Tarde: 13h30min às 17h30min